quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Traga de volta o bom e velho menu iniciar ao Windows 8

Após o lançamento do Windows 8, em outubro de 2012, muitos fiéis usuários do sistema da Microsoft ficaram descontentes com a nova interface desenvolvida para dispositivos com telas sensíveis ao toque. Houve um grande questionamento a respeito da posição que a empresa havia tomada sobre os tradicionais desktops. Apesar de a interface gráfica permitir o uso de ambos ambientes de trabalho, muitos optaram por continuar com a sétima versão do sistema.
Em 2013, poucos dias antes do primeiro aniversário da oitava versão do Windows, a Microsoft lançou o Windows 8.1, corrigindo algumas falhas e atendendo alguns pedidos dos usuários. A volta do botão iniciar parecia ser algo totalmente necessário para a (re)familiarização com o sistema, o que passou a ser um ponto em destaque na publicidade da empresa.
Entretanto, o sistema ainda pode parecer um tanto incompleto. O menu iniciar faz falta, revelando a sua importância, antes oculta pela imensidão do Windows 7.

Menu iniciar do StartIsBack

Muitos programas alternativos foram desenvolvidos por terceiros para adaptar um novo menu ao Windows, assemelhando-se com o tão aclamado menu dos Windows Vista e 7.
O StartIsBack é um deles. Mas ele não é apenas um simples programa que adiciona um novo menu à sua barra de tarefas. Ele conta com vários recursos interessantes para personalizar a sua experiência com o Windows.

Botão iniciar

Botão iniciar oficial presente no Windows 8.1
Assim como seus concorrentes, também há a opção de incluir e personalizar o botão iniciar usando "start orbs" personalizadas e que podem ser baixadas pelo usuário através de simples arquivos de imagem .PNG ou .BMP.
Orb personalizada
Há ainda a opção de desativar o menu de contexto avançado, o que o torna acessível apenas ao pressionar a combinação de teclas Win+X ou clicar com o botão direito no canto inferior esquerdo, na extremidade da tela.

O aclamado menu iniciar está de volta!

O programa adiciona um novo menu à sua barra de tarefas, totalmente personalizável e adaptado ao ambiente desktop do sistema. Além disso, há a opção para exibir ou esconder a imagem da conta de usuário e mostrar os aplicativos metro mais usados com seus respectivos históricos de arquivos abertos recentemente.

O StartIsBack adiciona todos os recursos existentes no menu iniciar do Windows 7, entre eles a barra lateral de atalhos e a busca do Windows Search
A busca do menu se mostrou eficiente nos testes realizados pelo WSCenter, apesar de ocorrer lentidão para exibir os resultados. O menu lateral e as opções de link e menu, existentes nas duas últimas versões anteriores ao 8, foram adicionadas para permitir a melhor experiência a tradicional facilidade de uso do sistema da Microsoft. Além disso, há também as opções de energia e, por padrão, um atalho para a tela inicial e para as Configurações do PC.

Barra de tarefas e tela inicial

Um dos principais diferenciais do StartIsBack em relação aos demais é o inovador recurso que permite mostrar a barra de tarefas mesmo enquanto o usuário estiver na tela inicial. Desse modo, é possível alternar entre aplicativos Metro e programas desktop rapidamente, além de poder checar as miniaturas, checar o calendário e as opções de energia, caso esteja usando um dispositivo móvel, como um notebook.
Barra de tarefas exibida em conjunto com a tela inicial do Windows 8.1
Além disso, há a opção para "renomear" a tela inicial para "Aplicativos", que passa a exibir apenas os aplicativos Metro.
Ao ativar a opção, todos os programas da área de trabalho são removidos da tela inicial e da exibição de aplicativos

Download

O programa StartIsBack está disponível para download em versão de testes de 30 dias através do site oficial dos desenvolvedores. Vale ressaltar que deve ser instalada a versão correspondente ao seu sistema operacional, Windows 8 ou Windows 8.1 (assim como se diz no site "if your Windows comes with Start button, it's Windows 8.1" que, traduzindo, significa "se o seu Windows veio com o Botão Iniciar, ele é o Windows 8.1").

Nenhum comentário :

Postar um comentário